DIOCESE DE SOBRAL SE PREPARA PARA A 16ª ROMARIA DA TERRA


Foi realizada no dia 13 de outubro de 2012, no CETRESO/Sobral a primeira reunião em preparação à 16ª Romaria da Terra do Ceará, que realizar-se-á no dia 18 de agosto de 2013, na Diocese de Sobral.

A reunião foi assessorada por Thiago Valentim (Representando da coordenação regional da CPT). Estiveram presentes pela Diocese de Sobral Dom Odelir, Ir. Fátima, Chiquinho Silva, Reinaldo, Pe. Mesquita, Ir. Chica, Maria José, Nonato Fernandes, Frei Benedito Filho (Bené), Dorinha, Antônia dos Santos, Maria de Jesus (Mariazinha), José Inácio e Anderson.

A reunião teve inicio com um momento de oração preparada pela equipe local, a partir da memória do chamado de Deus a Moisés para libertar o povo hebreu escravo no Egito (cf. Ex 3, 1-14). Refletindo o texto-bíblico, os participantes expressaram o desejo de que a Romaria da Terra seja um momento de fortalecer as lutas por libertação dos nossos povos, um grito da Igreja contra as injustiças, um ânimo na missão dos ‘Moisés’ de hoje. 

Após a oração, Thiago explicou que a Romaria da Terra é uma construção coletiva, com a participação de todas as equipes de CPT do Ceará. Porém, no tocante à infraestrutura, a equipe de Sobral já poderá ir fazendo os encaminhamentos possíveis. Na Assembléia da CPT, que se realizará nos dias 05 e 06 de dezembro de 2012, em Fortaleza, se fará a escolha do tema e, a partir de então, se poderá dar início ao processo de escolha do hino, de preparação do material de estudo e divulgação, entre outros. 

Os participantes iniciaram uma discussão em torno da programação da Romaria, a partir da Romaria de Itapipoca. Viram a dificuldade de se realizar a Missa à tarde, pelo fato de que dificilmente conseguirão um espaço com sombra suficiente para abrigar os romeiros e romeiras, sendo que a tarde o calor é bem maior. 
Foi levantada, ainda, a possibilidade de se realizar a Romaria à noite, mas com a clareza de que essa é uma decisão do Conselho da CPT. Levantaram, ainda, a possibilidade da Missa ser celebrada pela manhã e o encerramento ser feito com uma caminhada à tarde. Nesse ínterim, os romeiros e romeiras seriam acolhidos nas paróquias da cidade, para uma programação específica. 

Quanto ao tema, Chiquinho expressou que é importante que retrate a realidade da diocese, a celebração do centenário e as lutas camponesas na região. Sobre os pontos acima, a equipe de Sobral ficou com o compromisso de amadurecê-los e levar para a discussão na Assembléia.

Foi feita uma discussão sobre as equipes necessárias para a Romaria e indicados alguns nomes para sua composição. A coordenação geral fará o contato com as pessoas que foram indicadas para participar da próxima reunião que será realizada no dia 19 de dezembro, pela manhã, na Cúria Diocesana.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...