CPT CEARÁ REALIZA XXIII ASSEMBLEIA REGIONAL


Teve início na manhã desta quarta (05/12), no Centro de Formação do Cristo Rei, em Fortaleza, a XXIII Assembleia Regional da Comissão Pastoral da Terra do Ceará. Estão participando da assembleia representantes da CPT das Dioceses de Sobral, Crato, Crateús, Quixadá, Itapipoca, Iguatu e Arquidiocese de Fortaleza. A Equipe Diocesana da CPT de Sobral está representada na Assembleia por Pe. Mesquita, Ir. Fátima, Ir. Francisca Mendonça e Reinaldo.

A assembleia contará com socialização das tecnologias sociais de convivência com o semiárido e a seca, sendo assessorado por Pe. Maurízio da Diocese de Crateús; avaliação das equipes diocesanas relativa ao exercício do ano de 2012; apreciação do planejamento das equipes para o exercício do ano de 2013; análise de conjuntura atual do campo e da CPT em vista da construção  do planejamento estratégico da Comissão Pastoral da Terra; análise do Regimento Interno da CPT e aprovação das modificações; homologação de nomes para compor a coordenação executiva da CPT Ceará e homologação dos representantes das Equipes Diocesanas  que comporão o conselho regional; escolha do tema e encaminhamentos da 16ª Romaria da Terra que será sediada em Sobral; e planejamento e agendamento.

Missão da CPT

Convocada pela memória subversiva do evangelho, da vida e da esperança, fiel ao Deus dos pobres e aos pobres da terra e da água. A Comissão Pastoral da Terra quer ser uma presença ecumênica, solidária, afetiva, fraterna, profética e de esperança, prestar um serviço educativo e transformador junto aos povos da terra e das águas, para estimular e reforçar o seu protagonismo.

A CPT reafirma seu caráter pastoral e retoma, com novo ardor, o trabalho de base junto aos povos da terra e das águas como: convivência, promoção, apoio, acompanhamento e assessoria.
1. Nos seus processos coletivos: de conquista dos direitos e da terra, de resistência na terra e de produção sustentável.
2. Nos seus processos de formação integral e permanente: a partir das experiências e no esforço de sistematiza-las; com forte acento nas motivações e valores, na mística e espiritualidade.
3. Na divulgação de suas vitórias e no combate das injustiças: sempre contribuindo para articular as iniciativas dos povos da terra e das águas; e buscando envolvimento de toda a comunidade cristã e da sociedade, na luta pela terra e na terra, no rumo da "terra sem males".

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...